EMGD

Podcast Empreendedorismo

8 Podcasts com Lições sobre Empreendedorismo

Quer aprender sobre empreendedorismo com praticidade? Conheça alguns podcasts nacionais que podem ajudar na sua jornada como empreendedor.

Tempo de leitura: 5 minutos.

O podcast faz parte da nossa realidade midiática há mais de 15 anos, todavia é impossível negar o quanto esse formato cresceu após o investimento das plataformas de streaming de áudio e a entrada de nomes importantes, como a Globo, no mercado. Tais movimentos popularizam um conceito que até então permanecia restrito a um nicho e expandiu o ritmo de produção.

De acordo com um levantamento da Chartable, 885.262 novos podcasts foram lançados mundialmente em 2020. Esse dado dialoga com o crescimento registrado pelo Spotify, que saiu de 700 mil programas em 2019 para um total de 2,2 milhões no começo de 2021.

Segundo o próprio serviço de streaming, o consumo de podcasts no Brasil acompanhou essa ascensão, crescendo em média 21% ao mês desde 2018. Um número que elevou o Brasil ao posto de segundo maior mercado do mundo.

Mas Afinal, o que Seria um Podcast?

O podcast é um conteúdo em áudio produzido com o intuito de ser um produto on demand. Ou seja, pode ser escutado quando, onde e como o consumidor preferir.

Não é rádio, mas se apropria de diversas características importantes desse meio. Entre elas, vale destacar a liberdade de formato, a amplitude de temas e a possibilidade de ser consumido em segundo plano.

Podcast Empreendedorismo

Uma pesquisa realizada em 2018 pela Abpod (Associação Brasileira de Podcasters) revelou que: 79% dos entrevistados escutam podcasts no trajeto para o trabalho ou para a escola; 68% durante as tarefas domésticas; 46% enquanto praticam atividades físicas; 39,2% na jornada de trabalho; 38,6% no tempo em que estão navegando na web.

Por conta disso, o podcast se encaixa muito bem no conceito do ócio criativo. Difundida pelo sociólogo italiano Domenico De Masi, a ideia aborda a importância de aproveitarmos as pausas para descanso de maneira mais criativa. Isso inclui, entre inúmeras possibilidades, combinar atividades voltadas para o lazer com o acúmulo de novos conhecimentos.

Pensando tanto no surgimento contínuo de podcasts em diversos setores quanto em seu potencial educativo, reunimos 8 podcasts nacionais que oferecem boas lições sobre empreendedorismo e outros temas que cercam a área.

B9

Referência no mercado digital com o site e uma série de podcasts que figuram na lista dos mais baixados, o B9 não poderia ficar de fora dessa lista. No entanto, o motivo está mais conectado à qualidade do que com a audiência em si.

O grupo possui vários programas que debatem o empreendedorismo, a criatividade, a cultura digital e a tecnologia com muita competência. A diversidade de conteúdo, a riqueza das informações oferecidas e a participação de profissionais gabaritados garantem que os episódios mereçam sua atenção.

No entanto, apesar de ser possível aprender com todas as opções sugeridas, hoje nós vamos focar naqueles que dialogam frequentemente com o universo dos negócios.

Braincast: classificado como uma “intersecção entre criatividade, tecnologia, cultura digital, inovação e negócios”, o Braincast debate sobre temas atuais toda semana. Entre episódios sobre Faustão e Pokémon, eles sempre abrem espaço para discussões sobre blockchain, streaming, identidades visuais e energia renovável.

Resumido: como o próprio nome sugere, o podcast comandado por Bruno Natal resume as notícias sobre cultura digital, discutindo o impacto da tecnologia em nosso dia a dia.

Gente: dividido entre os formatos de conversa e investigação, essa série de podcasts realizada em parceria com a Globosat aborda, com frequência, os comportamentos e as tendências ligadas ao consumo.

Código Aberto: aqui temos uma lista incrível de entrevistas com profissionais influentes acerca de ideias inovadoras e o futuro da comunicação.

The Shift: As jornalistas Cristina de Luca e Silvia Bassi falam sobre disrupção, transformação digital, mudanças de hábitos e novos modelos de negócio de forma descontraída e atual.

Inovação Aberta

O Inovação Aberta surgiu no meio da pandemia com o objetivo difundir conhecimento sobre inovação corporativa, transformação digital e empreendedorismo, oferecendo práticas inspiradoras em um momento conturbado.

O projeto começou com pequenas pílulas que refletiam sobre conceitos específicos, mas evoluiu, no decorrer do tempo, para uma concepção robusta em que especialistas do mercado discutem sobre questões importantes da atualidade.

O episódio 39 usa, por exemplo, uma conversa com Leonardo Nogueira, CEO da Prosperi (empresa brasileira especializada em gestão da inovação com atuação mundial), para falar sobre inovação em tempos de crise, análise de dados, criatividade e organização estratégica.

O último episódio foi publicado em março, porém os programas recentes merecem ser escutados. Nosso destaque vai para o episódio sobre a ISO 56002, uma norma que aborda a gestão da inovação.

A Virada

Apresentado por Bruno Peroni e Gustavo Goldschmidt (dois profissionais reconhecidos no mercado das startups), o podcast A Virada se destaca pela maneira como aborda as inovações disruptivas em diferentes mercados.

A ideia é escolher um ramo e se aprofundar nas diversas possibilidades que compõem o seu futuro. Só para exemplificar, durante as três temporadas que estão no ar, eles já abordaram o que está por vir no setor energético, na exploração espacial, no meio ambiente, na música, no agronegócio e até na privacidade.

Essa proposta, baseada em longas pesquisas e pequenas conversas com especialistas, funcionou tão bem que, durante a segunda temporada, o podcast ocupou o topo da aba de inovação no iTunes.

GunCast

O GunCast foi criado e desenvolvido por Murilo Gun, um humorista que atualmente se divide entre as carreiras de empresário, palestrante e professor de Criatividade. Sua proposta é oferecer insights sobre criatividade, empreendedorismo e inovação por meio de entrevistas, palestras e participações em eventos.

O podcast não está sendo atualizado no momento em que este artigo foi escrito, porém sua seleção foi certificada pelos 333 episódios que abordam os temas citados de maneira leve e sucinta.

A defasagem do conteúdo pode incomodar quando se trata de alguns aspectos da inovação, mas a maioria das conversas estão ligadas ao uso da criatividade e ao autoconhecimento. Dois aspectos que não perdem a validade se forem acompanhados por uma boa reflexão.

Inovação em Pauta – 3M

Apesar de ter uma periodicidade instável, o Inovação em Pauta merece estar nessa lista por ser um podcast pensado e produzido pelo braço nacional de uma grande empresa. Nesse caso, estamos falando da 3M Brasil.

Em parceria com o Projeto Draft, os episódios propõem um mergulho inspirador em diversos setores de uma organização que cresceu justamente após a reinvenção da sua área de atuação.

Esse é o ponto de partida para conversas sobre ciência, criatividade, inovação, sustentabilidade, diversidade e gestão organizacional. Temas que fazem parte da vida de qualquer empreendedor.

Empreendedorismo da Vida Real

Especialista em Gestão, Empreendedorismo e Marketing, Nana Caê promete, desde o título do seu podcast, abordar temas diversos de forma direta e próxima da realidade.

Um objetivo cumprido com louvor, já que os episódios raramente ultrapassam os quinze minutos. Pode parecer raso quando comparados a programas de longa duração, porém as pílulas funcionam como pontos de partida para boas reflexões.

Apesar do formato inusitado e do seu encerramento no começo deste ano, o projeto tem 121 episódios prontos para serem “maratonados”.

EmpreendaCast

No ar desde 2018, o EmpreendaCast é composto por entrevistas com profissionais renomados, histórias inspiradoras e teorias explicadas por meio de exemplos práticos. Tudo com o propósito de dar “dicas para quem ama empreender”.

Os formatos intercalam entre insights práticos que não passam de 10 minutos, conversas permeadas por debates ricos e uma reunião das principais notícias da semana. Um prato cheio para quem gosta de se manter atualizado enquanto escuta profissionais de diferentes áreas falando suas experiências.

Like a Boss

Produzido pela Alura, o Like a Boss é definido como uma conversa com líderes e fundadores de startups e empresas inovadoras. O seu diferencial está na estrutura seriada que se divide entre temporadas.

Em cada período, os apresentadores Paulo Silveira e Rodrigo Dantas convidam, no mínimo, seis nomes relevantes do mercado para discutir sobre decisões, métodos de trabalho e outros aspectos marcantes do empreendedorismo.


Sentiu falta de algum podcast? Conte pra gente nos comentários.

Quer conferir mais dicas sobre empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade? Acesse o nosso Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *