EMGD

Business Intelligence

6 Ferramentas de Business Intelligence para Potencializar seu Negócio

Conheça o Business Intelligence e as ferramentas que vão alavancar a análise de dados da sua empresa.

Tempo de leitura: 7 minutos.

A internet é formada por uma quantidade gigantesca de dados. Cada clique, palavra buscada ou foto curtida pelos dois bilhões de pessoas que acessam o Facebook diariamente corresponde a uma pequena parte desse universo, ampliando ainda mais o volume do conjunto de informações digitais que chamamos de Big Data.

Na sua empresa acontece o mesmo. Todas as conversas, tabelas preenchidas e informações sobre o desempenho comercial podem ser coletadas e interpretadas como parte desses dados que controlam tendências e decisões de mercado.

Em um cenário como esse, é impossível administrar um negócio sem lidar com o monitoramento, a análise e a transformação de dados em indicadores bem fundamentados.

Como o cérebro humano não tem capacidade para lidar com tanta informação, é nesse ponto que as ferramentas de Business Intelligence entram em ação. Elas são as responsáveis por transformar tais dados em conhecimento, orientando decisões estratégicas e otimizando resultados em ambientes corporativos.


Neste artigo, vamos falar sobre:

– O conceito de Business Intelligence;

– As vantagem que acompanham essa tecnologia;

– As seis ferramentas mais comentadas do mercado.


O que é Business Intelligence?

Traduzido para o português como “Inteligência de Negócio”, o conceito de Business Intelligence (BI) se refere a um conjunto de ferramentas cujo objetivo é reunir e interpretar dados que possam ajudar no planejamento de ações estratégicas.

Ou seja, não se trata de uma simples análise de informações digitais. O BI é um campo de conhecimento especializado em transformar milhares de dados soltos em indicadores úteis para a gestão dos diversos setores que compõem uma empresa.

Para exemplificar melhor, podemos dividir a função primordial das ferramentas de BI em três fases:

1) A coleta de dados internos (fluxo de caixa, prazos logísticos, movimentação de estoque, entre outros) e externos (informações sobre a concorrência, tendências de mercado, influência da instabilidade política etc.);

2) A compilação dos dados em relatórios e painéis (em inglês, dashboards) que refletem desde a eficiência organizacional até a relação do seu negócio com o ecossistema que o cerca;

3) A interpretação dos dados por meio de indicadores estruturados com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões mais assertivas.

Business Intelligence

Considerando que a produção de dados e sua influência no mundo tendem a crescer, não há motivos para a sua empresa não investir o mais rápido possível na implementação de ferramentas de BI.

Esse processo valida a intuição com informações relevantes e seguras, oferece respostas rápidas para problemas específicos, apresenta os pontos que precisam ser otimizados, integra os setores, prevê mudanças mercadológicas e proporciona um conhecimento único e completo dos consumidores. Uma série de vantagens que influenciam diretamente na produtividade e na competitividade de qualquer instituição.

Conheça outras tecnologias que ajudam a otimizar o seu negócio neste texto.

As 6 Ferramentas de Business Intelligence mais Comentadas

É impossível negar que o Business Intelligence se tornou um pilar fundamental da gestão empresarial. No entanto, essa certeza não responde a outra pergunta decisiva: qual é a ferramenta certa para o meu negócio?

Atualmente, o mercado disponibiliza centenas de ferramentas, reunindo desde aqueles sistemas mais robustos, cujo objetivo é atender a todas as áreas, até softwares mais simples, que focam em análises específicas.  

Entre tantas opções, a sua decisão deve levar em conta alguns fatores: os recursos de integração, a facilidade de uso, a segurança, o custo-benefício e, principalmente, a realidade do seu negócio. Não adianta depositar tempo e dinheiro em uma ferramenta se ela não atender às necessidades da sua empresa.

Para ajudar nessa decisão tão importante, nós listamos as seis ferramentas de BI mais comentadas do momento:

Microsoft Power BI

Impulsionado pela força de sua desenvolvedora, o Microsoft Power BI se tornou uma das opções mais famosas quando o assunto é Business Intelligence. Mas ele não pode ser classificado apenas como uma ferramenta.

Esse é um serviço de análise parcialmente gratuito que engloba várias ferramentas de BI. Sua proposta é permitir a personalização de painéis que reúnem dados coletados das mais diversas fontes, oferecendo uma visão panorâmica e agregada dos indicadores mais relevantes.

Outra grande vantagem do Microsoft Power BI é o acompanhamento dos objetivos por meio de relatórios intuitivos que podem ser acessados por todos os setores conectados na nuvem. Uma integração rápida e segura que também se estende aos outros produtos da empresa, possibilitando inclusive o acesso compatível com dispositivos móveis.

Business Intelligence

Tableau

O Tableau conquistou um lugar de destaque no mercado por conta da sua facilidade de manuseio. Ele é mundialmente reconhecido como uma ferramenta que qualquer pessoa consegue usar, diminuindo assim a curva de aprendizado e aumentando a autonomia de setores em relação aos especialistas em TI.

E a melhor parte é que, apesar de apostar na simplicidade, o sistema não deixa de ser completo. Ele possui ótimos recursos de pesquisa e organização, conecta-se com vários bancos de dados, oferece ambientes de compartilhamento confiáveis e é compatível com a maioria dos sistemas corporativos famosos.

Isso tudo sem contar com a possibilidade de atualizar os painéis em tempo real e reorganizar as informações com um simples arrastar de blocos. Truques intuitivos que ajudam o Tableau a gerar relatórios que prezam pela praticidade de visualização e interpretação.

Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita que pode ser utilizada por qualquer pessoa com uma conta de Gmail. Ele começou como um suporte para analisar dados do Google Analytics, mas foi crescendo por meio da integração com as outras soluções da empresa. Hoje, é uma plataforma que coleta, analisa e estrutura informações digitais da maneira mais completa possível.

A associação integral com o G Suite (nome dado ao pacote de serviços Google) também abastece o sistema com armazenamento na nuvem e painéis personalizados. Além disso, empresas que já usam o Google em seu dia a dia conseguem conectar seus setores com extrema facilidade.

Para completar, o Data Studio inclui a origem de cada informação coletada nos seus relatórios. Um detalhe que facilita bastante a compreensão dos mecanismos que movimentam o negócio, aumentando as chances de transformar dados soltos em decisões eficientes.

Qlik

Ao contrário das outras opções desta lista, a Qlik não é uma ferramenta, e sim uma empresa que oferece inúmeros produtos relacionados à análise de dados. Suas principais opções são o Qlik View e o Qlik Sense.

Ambas se destacam pela facilidade de uso e pela flexibilidade. De acordo com outros usuários, qualquer pessoa consegue aprender a utilizar e personalizar os produtos da Qlink, integrando-os aos demais softwares usados na empresa.

Feita essa personalização, as ferramentas utilizam a inteligência artificial para coletar dados de diversos setores e oferecer soluções de forma praticamente simultânea. Tudo compilado em relatórios ricos, porém simplificados.

A grande diferença entre as duas opções citadas é que o Qlink Sense possui um design responsivo que se adequa a diferentes meios sem a necessidade de criar interfaces específicas. Em outras palavras: pode ser utilizado em qualquer dispositivo, seja ele um computador, um celular ou um tablet.

BIRT

O principal diferencial do BIRT é ser uma plataforma de código aberto. Isso significa que os usuários podem modificar todo o sistema, realizando melhorias e personalizações de acordo com as necessidades da empresa. O resultado pode ser até mesmo uma ferramenta de BI totalmente nova.

No entanto, essa vantagem também deve ser analisada com cautela. Por se tratar de uma ferramenta com livre acesso (você só precisa fazer download e começar a usar), o BIRT não oferece suporte técnico. Os possíveis problemas têm que ser resolvidos por meio da documentação disponibilizada no site ou em comunidades de usuários.

Graças a esse fator, a plataforma é mais indicada para empresas que possuam funcionários preparados para lidar com programação avançada de códigos. Isso é decisivo na construção de uma interface funcional e completa.

Business Intelligence

Domo

Usada por empresas de todos os portes, esta ferramenta é totalmente baseada em um sistema de cloud computing (computação na nuvem) de última geração. Ou seja, não exige que os dados fiquem armazenados em um ambiente físico.

A Domo integra várias fontes de dados, indo das planilhas de Excel até as mídias sociais. O resultado é uma plataforma completa que se adapta com facilidade à realidade de inúmeros negócios.

Outra qualidade é a análise diversificada em níveis micro e macro. Isso permite que o sistema desenvolva, com a mesma qualidade, gráficos sobre o retorno de investimentos ou sobre as características de consumo de uma região inteira.

Conclusão

Em um mundo controlado por dados, a capacidade de analisá-los é um fator decisivo. Qualquer empresa que deseja crescer nesse cenário precisa estar pronta para validar suposições e hipóteses com informações seguras sobre o mercado, os consumidores e o desempenho da gestão.

Como o cérebro humano não consegue processar o volume de informações gerado pelo universo digital, essa evolução depende da implementação de ferramentas de Business Intelligence. Uma série de softwares criados com o objetivo de coletar, reunir e transformar dados soltos em indicadores que ajudem no planejamento de ações estratégicas.

O investimento nessa tecnologia permite a integração de setores, o monitoramento constante de objetivos, a antecipação de possíveis crises e a elaboração de perfis de consumo completos. Benefícios que, nesse mercado cada vez mais competitivo, aproximam seu negócio do sucesso.


Quer saber mais sobre economia, sustentabilidade e empreendedorismo? O nosso Blog está recheado de artigos completos sobre produção energética, saúde financeira e decisões assertivas.

Acesse nosso acervo clicando AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *