EMGD

Dicionário da Energia Solar

Dicionário da Energia Solar

Descubra o significado dos termos que envolvem o setor de energia solar.

Tempo de leitura: 6 minutos.

É extremamente normal que você se depare com alguns termos desconhecidos ao entrar em contato com o mundo da energia solar. Tais termos podem parecer confusos em um primeiro momento e costumam gerar dúvidas.

Visando deixar o entendimento sobre esse setor mais acessível, nós, da EMGD, elaboramos um dicionário que busca esclarecer as principais terminologias utilizadas. Aproveite!

A

Agência Nacional De Energia Elétrica (ANEEL) – É uma agência vinculada ao Ministério de Minas e Energia que tem por objetivo regular e fiscalizar toda a produção, transmissão, comercialização e distribuição de energia elétrica no Brasil.

Associação Brasileira De Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) – É a associação que representa todas as empresas de energia solar fotovoltaica do Brasil.

Associação Brasileira De Geração Distribuída (ABGD) – Associação que representa todas as esferas que atuam, direta ou indiretamente, na geração distribuída proveniente de fontes renováveis.

Ampère (A) – É a unidade de medida para a corrente elétrica no Sistema Internacional de Unidades (SI).

Bandeira Tarifária – É a sinalização para o consumidor final do patamar do custo para a geração de energia elétrica. É representada através de um sistema de cores, sendo: verde (condições favoráveis de geração), amarelo (condições não favoráveis de geração) e vermelho (condições críticas de geração).

C

Companhia Energética De Minas Gerais (CEMIG) – É uma das maiores concessionárias de energia elétrica do Brasil, possui sua sede em Minas Gerais e atua em mais de 22 estados brasileiros.

Contribuição De Iluminação Pública – É uma taxa cobrada pela concessionária de energia local para a manutenção da iluminação das vias públicas.

Créditos De Energia Solar – São recursos cumulativos gerados pelo sistema de compensação de energia. São obtidos quando a produção de energia solar é maior que a consumida em determinado período. Podem ser utilizados em até 60 meses. 

Custo De Disponibilidade – É a taxa cobrada pela concessionária de energia para disponibilizar a eletricidade. Refere-se ao custo mínimo da fatura de energia elétrica.

Corrente Elétrica – É o movimento ordenado de cargas elétricas que se origina por uma diferença de potencial elétrico. Sua unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o ampère (A).

D

Diferença De Potencial Elétrico (DDP) – Também conhecida como tensão elétrica, é o trabalho que deve ser realizado sobre as cargas elétricas para que as mesmas se movimentem no circuito elétrico. Sua unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o volt (V).

E

Efeito Fotovoltaico – Consiste no surgimento de uma corrente elétrica a partir da exposição à luz.

Eficiência Energética – Pode ser definida como a capacidade de se utilizar os recursos energéticos de maneira a obter mais energia em um determinado processo sem aumentar a demanda energética.

Empresa De Pesquisa Energética (EPE) –  Empresa que realiza estudos e pesquisas voltadas ao setor energético e é vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

Energia Elétrica – Energia gerada através de uma diferença de potencial elétrico, sendo conduzida por uma corrente elétrica.

Energia Elétrica Injetada –  Corresponde à quantia de energia elétrica injetada nas redes do sistema de distribuição de energia. Engloba a energia proveniente de centrais geradoras com instalações conectadas à rede da distribuidora, incluindo a geração própria.

Energia Limpa Energia gerada por fontes que não poluem a atmosfera.

Energia Renovável É aquela proveniente de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento e chuva.

Energia Solar – É a energia proveniente da luz do sol.

Energia Solar Fotovoltaica – É a energia obtida através da conversão da luz solar em eletricidade pelo efeito fotovoltaico.

Energia Sustentável – É um tipo de energia obtida através de fontes inesgotáveis, tais como o sol (energia solar), vento (energia eólica), energia geotérmica, dentre outros. 

F

Fazenda Solar – Grande área que contém painéis solares fotovoltaicos que geram energia para abastecer várias localidades. Também pode ser chamada de usina solar.

G

Geração Compartilhada – É uma modalidade de geração distribuída que possibilita que duas ou mais pessoas, físicas ou jurídicas, compartilhem a energia proveniente de um mesmo sistema gerador.

Geração Distribuída – Nome dado a toda produção de energia realizada em sistemas elétricos próximos ou até mesmo na própria unidade consumidora.

Grupo tarifário A – Consumidores atendidos pela concessionária local em média ou alta tensão, acima de 2,3 kV.

Grupo tarifário B – Consumidores atendidos pela concessionária local em baixa tensão, abaixo de 2,3 kV.

I

Imposto Sobre Circulação De Mercadorias E Serviços (ICMS) – É um imposto estadual cobrado sobre qualquer produto ou serviço realizado.

K

Kilovolt (kV) – É a unidade de medida para a tensão elétrica (diferença de potencial elétrico) que equivale a 1000 volts. 

Kilowatt (kW) – É a unidade de medida para a potência elétrica que equivale a 1000 watts.

Kilowatt hora (kWh) – Equivale à energia produzida ou consumida durante uma hora.

M

Micro Empreendedor Individual (MEI) – É todo empreendedor que trabalha sozinho ou com no máximo um funcionário e que possui um faturamento de até R$ 81.000,00 ao ano.

Modalidade Tarifária – Categoria de tarifas aplicáveis devido ao  consumo de energia elétrica e demanda de potência da unidade consumidora. Tal modalidade está dividida em dois grupos tarifários, sendo o grupo A e o grupo B.

P

Painel Solar Fotovoltaico – Dispositivo criado a partir de células fotovoltaicas que possuem a função de captar a luz solar e convertê-la em energia elétrica.

Pessoa Jurídica – É um termo para designar qualquer órgão que possui direitos e deveres, tais como uma empresa.

Potência Elétrica – É a medida da variação da energia elétrica durante cada segundo. Sua unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o watt (W).

Prossumidor – É a combinação das palavras “produtor” e “consumidor” e define uma dinâmica de subsistência, ou seja, quando se consome aquilo que se produz.

S

Setor Energético – É o setor de todas as indústrias que convertem energia primária em energia secundária. Por exemplo, companhias que transformam energia solar em energia elétrica.

T

Tarifa Branca – É uma modalidade tarifária que cobra valores diferentes durante o dia para os consumidores do grupo B.

Tarifa Compensável da EMGD –  É a tarifa sobre a qual a EMGD te dá desconto. O seu custo na CEMIG é composto pela soma da tarifa base, da taxa de contribuição de iluminação pública municipal, ICMS e PIS/COFINS. A EMGD aplica o desconto de até 18% sobre a tarifa base e o ICMS. O PIS/COFINS e a taxa de contribuição de iluminação pública não entram na compensação, pois são impostos federais e municipal, respectivamente.

Tarifa Rural – É uma modalidade especial da tarifa de energia elétrica para moradores e trabalhadores rurais.

Tarifa Social – É um programa federal que visa conceder descontos da tarifa de energia elétrica para consumidores enquadrados na Subclasse Residencial Baixa Renda.

Tensão Elétrica –  Também conhecida como diferença de potencial elétrico, é o trabalho que deve ser realizado sobre as cargas elétricas para que as mesmas se movimentem no circuito elétrico. Sua unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o volt (V).

U

Usina Solar Fotovoltaica – É um sistema de grande porte projetado para a conversão de energia elétrica a partir da energia solar fotovoltaica. A Corvina, por exemplo, é uma de nossas Usinas Solares Fotovoltaicas.

Usina Termelétrica Instalações que produzem energia a partir do calor liberado pela queima de materiais como bagaço de cana ou combustíveis fósseis.

V

Volt (V) – É a unidade de medida para a tensão elétrica (diferença de potencial elétrico) no Sistema Internacional de Unidades (SI).

W

Watt (W) – É a unidade de medida para a potência elétrica (variação de energia elétrica por segundo) no Sistema Internacional de Unidades (SI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *