EMGD

Dúvidas frequentes

Ainda com dúvida?

É muito simples: tire suas dúvidas e faça parte da #RevoluçãoEnergética.

Como funciona em 1 minuto:

Reproduzir vídeo

Perguntas mais frequentes

Critérios para participar

Para fazer parte da Revolução Energética da EMGD, você precisa:

  • Ter a conta da CEMIG cadastrada no CNPJ;
  • Receber uma fatura mínima de R$1.500,00;
  • Ser da modalidade tarifária do Grupo B;

OBSERVAÇÃO: Planos para pessoas físicas serão disponibilizados futuramente.

Por uma determinação da Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG), quem é MEI não está apto a participar.
Por uma determinação da Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG), não conseguimos incluir a sua empresa no consórcio empresarial e te ajudar a economizar na conta de luz.
Não atendemos a essas modalidades tarifárias.
As modalidades tarifárias são um conjunto de tarifas aplicáveis ao consumo de energia elétrica e demanda de potência da unidade consumidora. Elas são definidas de acordo com o Grupo Tarifário:
  • Grupo A: consumidores atendidos em média ou alta tensão, acima de 2,3 kV. Geralmente, os consumidores desta modalidade são empresas de médio ou grande porte como supermercados, hospitais, shoppings e que podem ser divididos em subgrupos de tensão;
  • Grupo B: consumidores atendidos em baixa tensão, abaixo de 2,3 kV. Geralmente é nesse grupo que empresas de pequeno porte se enquadram e que estão aptas a utilizar do sistema de geração distribuída da EMGD.
Nossos planos estão disponíveis apenas para pessoas jurídicas mas, em breve, vamos disponibilizá-los para pessoas físicas também, então fique ligado por aqui.
Essa é uma condição prevista na Portaria 482/2012 da ANEEL, que regulamenta os sistemas de distribuição de energia elétrica.

Como funciona

O desconto proporcionado pela EMGD pode chegar a até 18% sobre a tarifa compensável da CEMIG, ou seja, a tarifa base mais o ICMS. Em um ano, isso representa cerca de duas contas de luz a menos.
Não há fidelidade para o nosso plano, porém, em caso de desistência, precisamos ser avisados com antecedência de 120 dias. Durante esse período, você continua recebendo a sua economia normalmente.
Sim, porém, ao invés de receber a conta da CEMIG, você recebe uma fatura da EMGD com o desconto aplicado e as informações discriminadas, tudo de maneira bem clara e simples.

Quando sua empresa se liga aqui, você garante até 18% de desconto em sua conta de luz. Isso representa cerca de 2 contas a menos por ano.

Alem disso, você contribui com a geração de energia limpa e sustentável, de um jeito descomplicado, seguro, sem fidelidade, instalações ou qualquer tipo de investimento.

É a taxa cobrada pela CEMIG para disponibilizar a eletricidade. Refere-se ao custo mínimo da sua fatura, ainda que você não consuma nada no mês.
O seu custo na CEMIG é composto pela soma da tarifa base, taxa de contribuição de iluminação pública municipal, ICMS e PIS/COFINS. Nós aplicamos o desconto de até 18% sobre a tarifa base e o ICMS. O PIS/COFINS e a taxa de contribuição de iluminação pública não entram na compensação, pois são impostos federais e municipal, respectivamente.

A Contribuição de iluminação pública é uma taxa obrigatória, cobrada pela concessionária de energia local, que está estabelecida no art.149-A da Constituição Federal.

Aqui você é LIVRE! Caso não queira continuar conosco, não há nenhum tipo de multa contratual. O prazo para o cancelamento é de até 120 dias e neste período, você poderá continuar a receber seus descontos normalmente.

No momento, a EMGD atua somente em Minas Gerais, nos municípios atendidos pela CEMIG.

Geração distribuída

A energia injetada é toda energia gerada pelo sistema de geração distribuída e transmitida para a subestação mais próxima da concessionária local. Essa energia é transformada em créditos que são compensados na sua conta de luz.
Para dimensionar a sua cota, começamos calculando a sua média anual de consumo na CEMIG. A partir daí, definimos qual a quantidade de créditos de energia necessária para compensar o seu consumo. Nosso desconto é aplicado sobre a tarifa vigente da CEMIG, ou seja, sobre os créditos de energia que são injetados para a sua empresa.Como a incidência solar varia ao longo dos meses e estações do ano, ocorre também uma variação da injeção de créditos para mais ou para menos em relação à sua cota contratada, mas não se preocupe! Pelo sistema de compensação, quando a injeção é maior que a sua cota contratada, você acumula créditos. Esses créditos, então, poderão ser utilizados em até 60 meses, sempre que a injeção for menor que a sua cota contratada. Dessa forma, a EMGD garante o desconto contratado e você economiza até 2 contas de luz ao ano.
Majoritariamente, o Brasil consome energia elétrica proveniente das grandes hidrelétricas, porém, nos últimos anos, houve um movimento importante no mercado de Geração Distribuída que potencializou a vertente energética renovável no país, incentivando a construção de novas usinas.Por se tratar de uma modalidade pela qual conseguimos gerar créditos de energia a partir de uma fonte limpa e renovável próxima ao local de consumo, o que diminui significativamente os custos com a transmissão de energia e as perdas decorrentes desse processo, é possível ofertar a compensação da energia aos nossos clientes a um custo mais baixo.
Nossas fazendas solares estão localizadas estrategicamente em uma região de altíssima incidência solar durante todo o ano no norte de Minas. Portanto, não se preocupe caso nosso estado esteja passando por dias nublados ou chuvosos, pois a gente já planejou isso por aqui também. Pelo sistema de compensação, quando a injeção de energia é maior que a sua cota contratada, você acumula créditos. Esses créditos, então, poderão ser utilizados em até 60 meses, sempre que a injeção for menor que a sua cota contratada.Ou seja, mesmo com variações climáticas e mudança das estações, nós garantimos a sua economia de até 18% sobre a tarifa da CEMIG, o que representa cerca de duas contas de luz a menos no ano, com toda segurança, simplicidade e transparência que só a EMGD oferece.
Nossos descontos também se aplicam sobre o aumento. Somente neste ano (2020), de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), houve um aumento médio de 4,3% para os consumidores, ao invés da redução média de 0,5% calculada inicialmente. A gente sabe o quanto isso pesa no seu bolso, então conte conosco para estar ao lado da sua empresa, garantindo proteção e economia para você.
Somos uma empresa mineira que permite, por meio de um contrato de locação sem fidelidade, que nossos clientes se beneficiem de um sistema de geração distribuída de energia limpa e econômica.
Não! Para usufruir do sistema de geração distribuída não é necessário fazer nenhum tipo de instalação na sua empresa, pois a sua energia continua vindo da CEMIG. A única diferença é que ao invés de continuar recebendo a sua conta da CEMIG da forma tradicional, você receberá uma fatura da EMGD com o desconto aplicado e as informações discriminadas, tudo de maneira bem clara e simples.
A CEMIG continua sendo responsável por fornecer a sua energia e te atender em qualquer falha na rede elétrica. Mas, ao alugar uma de nossas cotas, sua empresa utilizará créditos de energia injetados pela EMGD na rede da CEMIG.

Programa de Indicação

Com nosso Programa de Indicação, você, cliente da EMGD pode garantir ainda mais desconto na sua conta de luz indicando empresas para economizarem também conosco. Clique aqui e saiba mais.